Como parte das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Amazonas iniciou nesta segunda-feira (01/10) uma série de atividades que incluem exposições e apresentações de experimentos científicos, palestras, oficinas e visitas a laboratórios.
Segundo a coordenadora geral do evento no Estado, Sidnéia Amadio, um dos destaques da programação será a Balsa do Conhecimento. Nesta semana, quem fizer a travessia do Rio Negro entre as cidades de Manaus e Iranduba, poderá participar das exibições de mostras cientícas e de palestras que serão feitas na embarcação durante o dia.
"A meta é atingir 3,5 mil pessoas diariamente. A prioridade será apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas nos municípios de influência da travessia, como Iranduba e Manacapuru. São trabalhos que envolvem estudantes e professores de escolas das áreas urbana e rural".
Ela diz que mesmo as cidades mais distantes de Manaus serão incluídos na programação. Com o apoio da Universidade do Estado (UEA) e da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), serão realizadas atividades presenciais e exibições de vídeos para atingir os 62 municípios do Amazonas.
"Temos como objetivo atingir o interior e levar para lá o que se faz na capital, buscando inseri-lo em um sistema só: atingir os alunos da rede pública, dos ensinos fundamental e médio, que nem sempre têm acesso a esse tipo de informação e interação", diz. "Além disso, queremos permitir que as várias instituições presentes em nosso estado possam interagir melhor e de uma forma mais intensa durante e depois desse evento".
A quarta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologiacomeçou hoje e termina no domingo (07/10), com atividades diversas em mais de 100 cidades do país. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia A programação é gratuita e dirigida ao público em geral.
Segundo os organizadores, a idéia é chamar a atenção da população para temas e atividades de ciência e tecnologia que contribuem diretamente para o desenvolvimento do país, além de valorizar a criatividade e a inovação de Norte a Sul do país.
Seguindo uma orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil escolheu para este ano o tema Terra. Isso porque, 2007, 2008 e 2009 foram proclados pela ONU como os Anos Internacionais do Planeta Terra. O objetivo é mobilizar a população mundial para a necessidade da preservação da vida na Terra e do desenvolvimento sustentável do planeta.
Em 2006, mais de oito mil atividades foram realizadas em todo país, envolvendo pelo menos mil instituições de ensino e pesquisa, empresas, escolas, órgãos de governo, grupos de pesquisa e secretarias estaduais e municipais.
A programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pode ser conferida pelo site semanact.mct.gov.br.
(Por Amanda Mota, Agência Brasil, 01/10/2007)