O Governo espanhol, liderado por José Luis Zapatero, pretende aumentar a capacidade de geração de energia a partir do Sol, com recurso a placas fotovoltaicas. O objectivo, traçado hoje, é o de triplicar a capacidade até 2010. O "target" do executivo passou dos 40 megawatts para os actuais 1.200 megawatts até ao final desta década, revelou Ana Moreno Vilchez, a porta-voz do ministro da indústria de Espanha, citada pela Bloomberg.
Espanha pretende reduzir o nível das emissões de dióxido de carbono, gases que são apontados como causadores do aquecimento global, ao mesmo tempo que tenta acompanhar a crescente procura por energia.
Este ano, Espanha aumentou os subsídios para a geração de energia a partir do Sol, com recurso a placas fotovoltaicas, e da biomassa, depois do programa de incentivos atribuídos à energia eólica, na última década, ter colocado o país no "ranking" dos maiores produtores mundiais, atrás da Alemanha. O governo espanhol reiterou a intenção de dar subsídios a unidades de geração de energia fotovoltaica durante os primeiros vinte e cinco anos de actividade.
(Por Paulo Moutinho,
Negocios PT, 01/10/2007)