O diretor do Instituto Nobel da Paz de Oslo, Geir Lundestad, anunciou nesta segunda-feira (1º/10) que o comitê encarregado de escolher o ganhador do prêmio Nobel da Paz deste ano ainda delibera sobre o vencedor, embora o favorito nas apostas seja o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.
O ganhador do Nobel da Paz 2007 será anunciado no dia 12 de outubro, em Oslo, na Noruega. Embora o Instituto Nobel só confirme que há 181 candidatos -47 são organizações e os demais indivíduos- se sabe que entre os indicados figuram, além de Gore, o presidente da Bolívia, Evo Morales; o ex-chanceler alemão Helmut Kohl e o monge budista vietnamita Thich Quang Do.
O testamento de Alfred Nobel, o magnata sueco criador dos prêmios, estabelece que podem concorrer ao prêmio catedráticos em direito ou ciências políticas e parlamentares de todo o mundo. Gore foi indicado ao prêmio por dois deputados do Parlamento norueguês, a socialista Heidi Sørensen e o liberal Børge Brende, por seus esforços para colocar os problemas ambientais na agenda política internacional.
O ex-vice-presidente também lançou o documentário "Uma Verdade Inconveniente", no qual alerta para as graves conseqüências do aquecimento global para o planeta. Organismos como o prestigioso Instituto da Paz de Oslo (Prio) assinalam Gore como favorito, pela atualidade das questões derivadas da mudança climática, que serão discutidas na conferência internacional sobre o tema que a ONU organizou para dezembro, em Bali (na Indonésia).
Entre os candidatos ao Nobel da Paz ligados a este problema aparecem também o presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o indiano Rajendra Pachauri, e a ativista canadense Sheila Watt-Cloutier. O Nobel da Paz de 2006 foi para o bengalês Muhammad Yunus, conhecido como "banqueiro dos pobres", e sua entidade de microcréditos Grameen Bank, por sua luta por uma economia justa, que conceda oportunidades aos mais pobres.
Cronograma do NobelA rodada de anúncios dos ganhadores dos prêmios Nobel deste ano será aberta na próxima segunda-feira, dia 8, com o anúncio do prêmio de Medicina e Fisiologia, ao qual se seguirão, nesta ordem, os de Física, Química, Paz e Economia.
(
G1, 01/10/2007)