A cidade cabo-verdiana do Mindelo, na ilha de São Vicente, acolhe desta segunda a quarta-feira, um atelier para a elaboração do Plano Nacional de Contingência de Prevenção e Combate à Poluição Marinha por Hidrocarbonetos, apurou a PANA de fonte ligada à organização do vento. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, através Instituto Marítimo e Portuário (IMP) do arquipélago, em parceria com a Organização Marítima Internacional (OMI).
Segundo o presidente do IMP, Zeferino Fortes, o atelier visa recolher subsídios para pôr de pé uma organização eficiente em matéria de prevenção e combate a derrames e mitigar os efeitos da poluição marinha causada por hidrocarbonetos na sub-região oeste e central do continente negro. É desta forma que o encontro de Mindelo se enquadra no Projecto de Iniciativa Global para os Países da África Ocidental e Central (WACAF GLOBAL INICIATIVE), que conta ainda com o apoio da Associação Internacional da Indústria Petrolífera e Conservação Ambiental (IPECA).
Por isso, o atelier tem também como propósito apresentar e consensualizar um regime internacional para preparação, resposta e regime de compensação em casos de poluição marinha provocada por hidrocarbonetos. Os participantes no encontro vão ainda discutir e estabelecer uma estrutura organizacional de prevenção e combate à poluição marinha em Cabo Verde, bem como um plano de acção específico para o desenvolvimento fazer face a essas situações.
(
PANA, 01/10/2007)