O empresário texano Oscar Wyatt admitiu, nesta segunda-feira, ter pagado milhões de dólares em subornos ao governo iraquiano de Saddam Hussein para comprar petróleo, através do programa da ONU "petróleo por alimentos". Wyat, de 83 anos, reconheceu que participava de um grupo que pagava comissões ao antigo governo do Iraque (de Saddam Hussein), vinculado com a compra de petróleo através do programa da ONU, entre 2000 e 2003, indicou em comunicado o promotor do estado Michael García.
Além de admitir sua culpa, o empresário do ramo do petróleo aceitou pagar uma multa de 11 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de reais) e começar sua pena na prisão a partir de janeiro.
Nos anos 90, a ONU estabeleceu um programa para permitir que o Iraque, sob embargo internacional desde a invasão do Kuwait, pudesse vender petróleo para comprar alimentos e medicamentos. O programa já provocou processos por corrupção contra 12 pessoas e seis empresas, por ações realizadas quando o regime de Saddam Hussein começou a exigir o pagamento de sobrecotas aos interessados em comprar petróleo.
(
AFP, 01/10/2007)