Os diretores das maiores empresas canadenses reclamaram nesta segunda-feira (01/10) uma ação vigorosa para lutar contra as mudanças climáticas, convocando o governo a fazer do Canadá "uma superpotência do meio ambiente". Em um informe, o Conselho Canadense de Direitos de Empresa (CCCE) afirmou estar convencido que "as alterações climáticas representam o desafio mais diligente e o mais importante vinculado à questão ambiental e econômica em seu conjunto".
"Compartilhamos o objetivo de frear, de deter e reverter o crescimento das emissões globais de gases que provocam efeito estufa no prazo mais curto e racionalmente possível", completou o CCCE, que reúne os diretores de empresas de distintos setores, incluindo o petrolífero.
O informe pede ao governo "um plano de ação coerente" e considera que o Canadá perdeu um tempo precioso ao debater um objetivo nacional de redução de emissões contaminantes que já não é "realista ou realizável". O plano de ação deve se centrar principalmente em investimento em tecnologias, ressaltam. Eles se pronunciaram, além disso, a favor das reduções da intensidade das emissões mais que as reduções absolutas e insistem na necessidade de preservar "a saúde e a rentabilidade" das empresas.
(
AFP, 01/10/2007)