O Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) deverá emitir nesta segunda-feira (01/10) o auto de infração com aplicação de multa decorrente do acidente ambiental ocorrido na quarta-feira (26/09) junto ao km 107 da RS 122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado.
No local houve tombamento de um caminhão que transportava cerca de 10 toneladas de produtos agrotóxicos em pó e líquidos, inclusive inflamáveis. Houve, ontem e hoje, a remoção de cerca de dez toneladas de solo contaminado e produtos inutilizados e de aproximadamente 28 mil litros de água contaminada.
Segundo os técnicos Vilson Trava Dutra, engenheiro químico, e Vitor Hugo Rodrigues, engenheiro mecânico e de segurança no trabalho, o motorista do caminhão-baú placas IBF 3408, da empresa Transporte Luft Ltda. perdeu o controle do veículo. A carga da empresa FMC Ind. Quim. era transportada desde Porto Alegre para Rio do Sul, em Santa Catarina.
Houve vazamento de quantidades de agrotóxicos não definidas para o rio São Marcos, afluente do Rio das Antas. Também foi necessário abrir um “poço de sacrifício” para conter o produto e evitar a continuidade da dispersão pelo sistema de drenagem da estrada.
Segundo a Fepam, o relatório final da ocorrência e a multa a ser aplicada levarão em conta a reincidência da empresa transportadora, envolvida em quatro acidentes ambientais desde junho do ano passado.
(Assimpren Fepam, 28/09/2007)