Um convênio assinado na tarde de sexta-feira (28/09) entre a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e o Instituto Emater permitirá a prestação de serviços de assistência técnica, social e ambiental a cerca de 13,2 mil assentados da reforma agrária no Paraná.
De acordo com o superintende do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, os técnicos contratados atenderão todas as famílias que não recebiam assistência técnica desde julho de 2006, quando o Tribunal de Contas da União suspendeu o convênio em medida cautelar. "Serão investidos R$ 4 milhões e contratados 137 profissionais para atuar na assistência técnica dos assentamentos”, informou.
O convênio foi assinado em frente à sede do Incra, onde integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estavam acampados desde terça-feira (25/09). A assistência técnica aos assentados era uma das reivindicações do movimento.
Após a assinatura do convênio, os cerca de 1,3 mil acampados poderão retornar ainda hoje para suas regiões, segundo a assessoria de imprensa do MST.
(Por Lúcia Nórcio, Agência Brasil, 28/09/2007)