Uma erupção vulcânica na costa do Iêmen, no Mar Vermelho, arremeçou lava por centenas de metros no ar neste domingo (30/09), deixando nove pessoas desaparecidas, informou a agência de notícias estatal do Iêmen e oficiais da Marinha do Canadá. A erupção ocorreu em Jazirt Mount al Tair, uma ilha a 140 km do continente.
O representante do Ministério da Defesa disse que a parte oeste da ilha entrou em colapso após a erupção. Navios estão patrulhando as áreas próximas em busca de nove soldados iemenitas desaparecidos e que estavam estacionados na ilha. O ministro do Petróleo Khaled Mahfoudh Bahah disse que diversos terremotos ocorridos no domingo causaram a erupção.
"Três terremotos atingiram a ilha por volta das 14h27 (horário local) de domingo, com intensidade entre 4.3 e 4 na escala Richter" disse Jamal al Shalaan, chefe do Centro de Terremotos do Iêmen à agência de notícias "Saba". O Presidente Ali Abdullah Saleh sobrevoou a área para observar a situação, e mandou a Marinha do Iêmen enviar equipes de resgates para o local.
Uma fragata canadense, HMCS Toronto, está conduzindo a operação de busca e resgate a pedido da Guarda Costeira do Iêmen. A embarcação navegava perto da região na hora da Erupção, informou a Marinha canadense. Segundo Ken Allen, porta-voz da Marinha, a lava foi arremessada a centenas de metros no ar.
O Iêmen tem uma base militar em Jazirt Mount al Tair desde o conflito com a Eritréia em 1996, pelas ilhas Hanish e Jabal Zuqar. Um gelologista iemenita disse a agência "Saba" que o vulcão entrou em erupção anteriormente nos séculos 18 e 19 e é considerado uma das ilhas vulcânicas mais recentes do Mar Vermelho.
(Por MOHAMMED GHOBARI, da Reuters, 30/09/2007)