O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável recebeu a confirmação do Ministério do Desenvolvimento Agrário de criação de dois novos territórios rurais. De acordo com o secretário executivo do Conselho, Egon Gillmeister, a escolha da localização será feita na próxima reunião, que ocorrerá, obrigatoriamente, em outubro, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. A partir daí será informado ao ministério e à Secretaria de Desenvolvimento Territorial o nome oficial dos territórios e os municípios que os compõem.
Durante reunião do Conselho, em maio deste ano, ficou decidido o envio de um pedido ao ministério de criação de uma nova divisão, além dos cinco territórios atuais (Zona Sul, Região Central, Missões, Médio Alto Uruguai e Alto Uruguai). Conforme o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, "quanto maior o número de territórios, maiores serão os recursos disponíveis".
Ao todo, serão empenhados R$ 4,4 milhões neste ano e R$ 4,4 milhões em 2008 para os projetos já habilitados pelos territórios. As novas divisões deverão receber uma dotação diversa, cujos valores também serão discutidos na reunião ainda sem data agendada. Gillmeister acredita que, futuramente, todos esses valores poderão ser revistos. "Existe um tendência de integrar outros ministérios nesse programa de territórios rurais. O do Interior deverá ser um dos primeiros. Assim a dotação também sofrerá alteração", comenta.
Os recursos para os territórios são do ministério, mas gerenciados pelo Conselho. A entidade é formada por representantes da Famurs, Fecoagro, Fórum da Agricultura Familiar, CEF, Fetag, Fepagro, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Fetraf Sul, Sicredi, Emater.
Durante visita à secretaria, em junho, o secretário nacional da Agricultura Familiar, Humberto Oliveira, lembrou que a criação de mais dois territórios rurais no Rio Grande do Sul é resultado da qualidade das políticas públicas desenvolvidas no Estado em relação aos pequenos agricultores e da atuação do Conselhos no gerenciamento e fiscalização dos recursos.
(Ascom Governo do Estado do RS, 28/09/2007)