A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) lança hoje (28/09) a nova redação do Plano Diretor de Arborização Urbana. A solenidade ocorre às 9h30, na Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na Rua Marcílio Dias, 574, e faz parte da Semana da Primavera.
As diretrizes de planejamento, produção, implantação, conservação e administração das árvores públicas foram analisadas e discutidas e se tornaram ainda mais completas, constituindo-se no Pano Diretor de Arborização Urbana, agora normatizado através de Resolução do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam).
A edição revisada e ampliada do plano traz um conjunto de métodos para preservação, manejo e expansão das árvores na cidade, de acordo com as demandas técnicas de diversas secretarias e as manifestações de interesse das comunidades locais e de instituições não-governamentais. Fica estabelecida, a partir desta versão do plano, que as calçadas devem ter um mínimo de 40% de área vegetada.
"Na reposição das árvores mortas da 3ª Perimetral, a Smam aplicou as diretrizes do novo plano, o que possibilitou um acréscimo de 40% no número de mudas plantadas. Assim, no decorrer dos próximos anos, a arborização da cidade terá uma densidade muito maior, o que trará muitos benefícios", explica o titular da Smam.
Às 10h30, o biólogo Sérgio Brazolin profere a palestra Diagnóstico e Análise de Risco de Queda de Árvores na Condição Urbana. Coordenador técnico da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira. Brazolin é mestre em Tecnologia da Madeira e doutorando em recursos florestais.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 28/09/2007)