O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, entregou ontem a obra de revitalização do viaduto Dom Pedro I, localizado no entroncamento das avenidas José de Alencar e Borges de Medeiros. O viaduto passou por tratamento com tinta antipichação, numa iniciativa que tem o objetivo de coibir ações de vândalos contra o patrimônio público da Capital.
Na oportunidade, Fogaça e o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, removeram uma pichação feita por vândalos na madrugada da quarta-feira. Este é o primeiro dos 12 viadutos da cidade que receberão o tratamento até o final de 2008. Na oportunidade, Fogaça destacou o investimento de R$ 815 mil (total de investimento dos 12 viadutos) na preservação do patrimônio público e histórico da cidade.
O prefeito frisou o trabalho do município no combate ao vandalismo, com a implementação do Disque-Pichação pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana e as ações do DMLU para a limpeza e a conservação dos espaços públicos. 'Cuidar da cidade é um gesto de educação e de consciência que deve ser despertado em toda a comunidade', disse.
O próximo viaduto a ser revitalizado será o dos Açorianos, na avenida Borges de Medeiros, sobre a avenida Loureiro da Silva, junto à Ponte de Pedra. A previsão é recuperar um viaduto a cada 30 dias. O Disque-Pichação atende pelo 153.
(
Correio do Povo, 28/09/2007)