A partir deste domingo (30), e até o próximo dia quatro de outubro, a população indígena da reserva Brejo do Mata Fome, no município de Missões, norte do estado, terá acesso à documentação civil básica.
Integrantes das tribos locais poderão obter, gratuitamente, a segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, tirar carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade e título de eleitor.
Não se sabe ao certo o número de sub-registro da reserva, dividida em 29 aldeias, tendo em vista a residência de aproximadamente 7 mil índios no local. Entretanto, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de crianças não registradas no prazo legal - 90 dias - em Minas Gerais é de 13,2%, o que corresponde a 42.438 crianças não registradas pelos pais e que oficialmente não existem.
O registro de nascimento, obrigatório e gratuito, é imprescindível para que a pessoa possa provar a nacionalidade brasileira, filiação e idade. E, enquanto não feito, o recém-nascido não pode ser atendido em posto de saúde para vacinação ou ser matriculado em creche ou escola. Além disso, sem registro de nascimento não é possível tirar cédula de identidade (RG), título de eleitor, carteira de trabalho ou certificado de reservista. O cadastro nos programas de benefícios instituídos pelo governo também depende da apresentação dos documentos referidos e, portanto, do registro de nascimento.
IniciativaA ação faz parte da 13ª etapa da Caravana da Assistência Social, um projeto em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esporte (Sedese).O evento conta ainda com a participação da Fundação Palmares, da Funasa, da FUNAI, do Centro de Cultura Cigana, da RARES- Rede Anoreg de Responsabilidade Social, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, dos Correios e dos Prefeitos dos municípios vizinhos.
Está prevista apresentação cultural indígena, além de manifestações de outras comunidades tradicionais, como os quilombolas e ciganos
(Por Eduarda Salles
, Portal Uai, 27/09/2007)