A partir de 1° de janeiro 2008, serão reprovados na vistoria anual do Detran os veículos que estiverem circulando pelo estado emitindo gases poluentes além do permito pela legislação. Segundo dados da Secretaria de Estado do Ambiente, cerca de 950 mil veículos que emitem gases poluentes trafegam atualmente pelo Rio de Janeiro.
A medida faz parte de campanha idealizada pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, para conscientizar e alertar a população sobre a poluição atmosférica e o prejuízo que isso traz para saúde e para o bolso dos motoristas, já que veículos desregulados gastam 20% a mais de combustível.
A lei que obriga a vistoria para detectar poluentes entrou em vigor em 2000, mas, por enquanto, só veículos que estão fora do padrão de segurança deixam de receber o CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Segundo Minc, o carro desregulado – cerca de 25% dos 3,8 milhões de veículos que circulam pelo estado – será reprovado, devendo retornar uma semana depois para comprovar o conserto.
– Um carro desregulado libera 30% mais de poluição na atmosfera. É como se houvesse mais 300 mil carros na rua, poluindo – disse o secretário Carlos Minc.
Já para os barulhentos de plantão, a festa acabará um ano depois, em 2009: a mesma lei estadual prevê que veículos que apresentem índices de ruído acima do estipulado também serão reprovados na vistoria anual do Detran. Para medir o índice de poluição sonora, a Feema e o Detran receberão aparelhos que medem ruídos.
Segundo Minc, o Rio é uma das dez capitais mais barulhentas do mundo: – 40% de porteiros e guardas municipais que trabalham em ambientes externo têm problemas auditivos – afirmou.
(
Agência JB, 27/09/2007)