Acompanhado da equipe da Defesa Civil, o prefeito José Fogaça percorreu ontem de manhã a Ilha Grande dos Marinheiros, para ver de perto a situação da população atingida pela cheia do Guaíba. A bordo de um barco pesqueiro, ele acompanhou a ação da Defesa Civil, que continua retirando famílias ilhadas pela água. 'É compreensível que esses moradores temam pelo furto de seus pertences, mas fazemos um apelo para que se conscientizem e abandonem essas áreas de risco', destacou Fogaça. Segundo ele, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está realizando um estudo para localização de uma área para onde possam ser transferidas cerca de 20 famílias que residem em locais considerados de alto risco.
O prefeito visitou ainda as famílias que estão alojadas na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, ao lado do Centro de Saúde da Ilha Grande dos Marinheiros, onde foi montado um QG para o cadastramento dos moradores que estão sendo retirados das casas. Fogaça garantiu que todas as secretarias e os órgãos da prefeitura estão trabalhando de maneira integrada para atender às famílias.
Apesar de o nível do Guaíba ter baixado e o volume de água do Jacuí ter diminuído, a MetSul Meteorologia alerta que a tendência ainda é de o Guaíba se manter alto hoje, acima do índice de alerta de 1,86 metro. Mas a sexta-feira será de sol. No sábado, as águas ainda podem estar acima da cota de cheia, especialmente na região do Centro.
(
Correio do Povo, 28/09/2007)