Após a pior enchente em um quarto de século de Porto Alegre, o nível de alguns dos rios que alimentam o lago Guaíba começou a diminuir nesta quinta-feira, causando uma redução também na altura das águas do lago que banha a Região Metropolitana de Porto Alegre. Depois de chegar a um volume de 2,48 metros na quarta-feira, ao meio-dia de quinta-feira o nível do Guaíba no Centro de Porto Alegre estava em 2,36 metros.
Uma das causas para a redução do volume do lago foi a diminuição da água no rio Taquari, que alimenta o Jacuí entre General Câmara e Triunfo. Em General Câmara, o Jacuí - principal afluente do Guaíba - diminuiu quase meio metro de quarta para quinta-feira.
No entanto, outros dois rios que repercutem no Guaíba, mas em menor escala, seguem subindo. O rio do Sinos diminuiu muito pouco em Campo Bom. O pico das águas registrado na quarta-feira entre Novo Hamburgo e Campo Bom começou a escoar mais para o sul, o que levou São Leopoldo a registrar o seu volume máximo na manhã de quinta-feira. Também o Gravataí, represado pelas águas do Guaíba, encontrava-se em elevação.
Nesta quinta-feira, cerca de 10,6 mil pessoas encontravam-se desabrigadas no Rio Grande do Sul em conseqüência das enchentes que atingiram o Estado após as intensas chuvas do final de semana passado. As cidades em maior dificuldade eram Eldorado do Sul, São Sebastião do Caí, Cruz Alta, Lajeado e Estrela. Dezoito municípios decretaram situação de emergência. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil distribuiu à população de Eldorado do Sul roupas e alimentos.
A MetSul Meteorologia informou que as condições climáticas estão favoráveis para a redução dos níveis dos rios. Após a chuva, que atingiu diversas localidades entre a noite de quarta e a manhã de quinta, o sol apareceu em praticamente todo o Estado até o final do dia. Em Porto Alegre, a tarde foi ensolarada e com temperaturas em elevação.
Nesta sexta-feira, deve ter início um período mais longo de tempo seco. As máximas serão de 22 a 24 graus em quase todo o Rio Grande do Sul. No final de semana, as marcas seguem agradáveis, com máximas acima dos 20 graus.
(
JC-RS, 28/09/2007)