A diretoria da Petrobras deve receber na semana que vem os cinco projetos selecionados pela área de Abastecimento da estatal para instalação de unidades produtoras de etanol. O diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, revelou hoje que os cinco projetos ficam situados nos estados de Mato Grosso e Goiás e terão capacidade de produzir, em conjunto, 1 bilhão de toneladas de etanol por ano.
Dos 40 projetos que avaliamos, nos concentramos em cinco mais atrativos em relação à localização, logística e capacitação das empresas. São projetos novos, só para etanol, sem produção de açúcar, frisou Costa.
Os projetos serão desenvolvidos em conjunto com a iniciativa privada - que terá participação majoritária - e terão como objetivo apenas o mercado externo, sem colocação de álcool no Brasil. As unidades terão, além da Petrobras, a participação minoritária da japonesa Mitsui. Juntas, as duas empresas terão entre 20% e 30% de cada empreendimento.
Cada usina deste primeiro grupo demandará investimentos de US$ 200 milhões, segundo Costa, incluindo a área plantada. O objetivo é que as obras dessas primeiras cinco usinas comecem no ano que vem e que a produção seja iniciada a partir de 2010.
Costa acredita que a companhia terá que desenvolver outros três pacotes de usinas similares a este, para cumprir o objetivo de exportar 4 bilhões de litros anuais a partir de 2012.
Talvez façamos um segundo pacote no primeiro trimestre de 2008. Todos os demais pacotes também terão que ser feitos no ano que vem, para que todos estejam prontos em 2012, cumprindo o previsto no plano estratégico, disse Costa.
(24 Horas News, 28/09/2007)