Cooperativa Cataunidos. Tal como sugere o nome, foi através da união de forças de nove Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de diferentes municípios de Minas Gerais que esta cooperativa de reciclagem tornou-se uma das maiores do Brasil, gerando renda e emprego para mais de 500 associados. Com tanta união, mais que uma cooperativa, hoje a Cataunidos se constitui em uma Rede de Economia Solidária onde as nove associações estão voltadas para a comercialização conjunta do material coletado.
Juntos na rede, os associados conseguem conquistar melhores condições de trabalho e negociação frente à comercialização do material reciclado. Além de beneficiar catadores e recicladores com a geração de renda e a inclusão social, o trabalho desenvolvido pela Cataunidos se tornou exemplo de sustentabilidade ambiental, poupando a natureza dos impactos ambientais do lixo e da extração de matérias primas.
O processo de reciclagem da Cataunidos tem início já na coleta do lixo, que é realizada pelos próprios catadores das associações. Depois de coletado e separado, o material reciclável é encaminhamento as indústrias recicladoras. Uma conquista alcançada pela Cataunidos há pouco tempo mudou essa rotina. A inauguração da Unidade Industrial de Processamento de Plástico permitiu que a Cataunidos pudesse ter o seu próprio produto, fabricando o Pellet, um plástico granulado que dá origem a novos produtos.
Com capacidade para processar cerca de 350 kg de plástico por hora, a instalação da Unidade representou um avanço na cadeia produtiva da reciclagem, além de dar uma maior autonomia às associações. Outro benefício foi a criação de mais postos de trabalho na Cooperativa, dando oportunidade também para os recicladores terem domínio sobre todo o processo de reciclagem.
Presentes em Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Igarapé, Itaúna, Nova Lima e Pará de Minas, as associações que fazem parte da Cataunidos trabalham a inclusão social e a preservação do meio ambiente também por meio da arte através do grupo Karecoragem.
Criado a partir de um trabalho de capacitação de teatro desenvolvido pela Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) e pela Pastoral de Rua de Belo Horizonte, o Karecoragem é "um grupo de arte formado por catadores de materiais recicláveis, ex-moradores de rua e atores profissionais que utilizam o teatro como elemento metodológico para mobilizar e promover junto às comunidades uma reflexão sobre o meio ambiente". Hoje, o grupo se apresenta regularmente em eventos, escolas e outros espaços, levando ao público questões sobre o meio ambiente através da linguagem teatral.
(
Adital, 26/09/2007)