Um problema ocorrido às 17h de quarta-feira (26/09) nas linhas de transmissão de 345 mil volts de Furnas Centrais Elétricas gerou um apagão em 18 municípios das regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro. O fornecimento de energia elétrica ao estado voltou ao normal ainda antes da meia-noite. O apagão atingiu também parte da cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos.
De acordo com a concessionária Ampla, responsável pelo abastecimento de energia nessas regiões, o problema provocou o desligamento automático das sub-estações que abastecem esses municípios. A Ampla informou, também, que como a interrupção aconteceu a uma falha externa ao sistema da concessionária, a empresa ficou impossibilitada de fornecer energia para essas cidades por quase duas horas.
O sistema voltou a ser normalizado às 18h55m, em todos os 18 municípios e parte de Cabo Frio que ficaram às escuras. Os municípios atingidos foram Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Cantagalo, Cambuci, Itaperuna, Pádua, Italva, Laje do Muriaé, São Fidélis, Miracema, Itaocara, Cordeiro, Macuco, Porciúncula, Bom Jardim, Varre e Sai, São José do Ubá, Campos dos Goytacazes e parte da cidade de Cabo Frio.
Em cidades como Campos dos Goytacacazes, no norte fluminense, o blecaute atingiu o município por aproximadamente 45 minutos. A Sala de Operações do 8º Batalhão da Polícia Militar no município, registrou apenas alguns acidentes de trânsito, sem gravidade, porque os sinais luminosos ficaram apagados.
(Por Douglas Correa, Agência Brasil, 27/09/2007)