As autoridades canadenses anunciaram nesta quinta-feira (27/09) a aparição do vírus de gripe aviária em uma fazenda de frangos da província de Saskatchewan, no centro do país. A CFIA (sigla em inglês para Agência de Inspeção Alimentar do Canadá) disse que a infecção foi causada pela cepa H7N3 do vírus, a mesma que apareceu em 2004 na província de Colúmbia Britânica, e que forçou o sacrifício de 17 milhões de aves de curral.
As autoridades canadenses também ressaltaram que o vírus não é o H5N1, detectado na Ásia e que está relacionado à morte de dezenas de pessoas em países do Sudeste asiático. O ministro da Agricultura canadense, Gerry Ritz, disse que "o mais importante neste momento é que a indústria avícola doméstica está livre do H5N1", e que esta situação não afeta a segurança alimentar, desde que as aves sejam preparadas da maneira correta. As autoridades canadenses informaram que "o H7N3 não costuma estar associado com doenças humanas".
A CFIA disse que todos os animais da fazenda na qual foi detectado o vírus da gripe aviária serão sacrificados. Para limitar qualquer difusão potencial do vírus, a agência aplicará restrições à circulação de aves e produtos avícolas em um raio de três quilômetros em torno da região afetada.
(
Folha Online, 28/09/2007)