Vitais para a recomposição da flora, indispensáveis para a alimentação de milhares de espécies da fauna e só agora protegidas contra a cobiça internacional. As sementes da Floresta Amazônica são tão estratégicas para as sociedades humanas da região que ganharam um evento próprio: a 1ª Semana de Sementes Florestais, promovido pela coordenação do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac).
A semana começou na segunda e termina na sexta. Estudantes, professores e outros que comparecerem ao auditório da Secretaria de Estado de Agricultura e Produção Familiar (Seaprof) assistirão palestras de especialistas como Fátima Conceição Márques Piña-Rodrigues, doutora em Ecologia e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSC), e Silvia Regina Goi, doutora em Fisiologia e Nutrição de Plantas pela University of Dundee.
"Vamos ter nesse período palestras de produtores, confecção de artesanato e a presença do professor Massanori Takaki, um doutor em Biologia Molecular muito conhecido. É um evento aberto a todos os interessados e a participação é franca", explica Humberto Antão de Souza, coordenador da Semana.
(
A Tribuna, 26/09/2007)