A Defesa Civil deve pedir ao governo do Estado uma nova proibição de queimadas em Mato Grosso. O alerta é do superintendente do órgão, major Abadio Cunha. Há previsão de chuvas para os próximos cinco dias, mas se não concretizar e a umidade do ar permanecer abaixo dos percentuais críticos ao ser humano - menos que 30% -, ele informa que o período proibitivo pode voltar até que as chuvas caiam em grande quantidade.
A região Nordeste do Estado é a mais castigada pelo fogo. No decreto de emergência, o prefeito de Confresa, Mauro Sérgio de Assis, informou que 80% do território do município foi consumido pelas chamas. Quatro famílias da zona rural perderam tudo. A casa, cerca e o curral foram incendiados. Na cidade, a população sofre com a fumaça e a falta de água. Pontes de madeira construídas pelo município também cederam com o incêndio. O prefeito calcula prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres públicos. "A perda de cada morador e os danos emocionais são incalculáveis".
O Rio Cacau secou. É no leito deste rio que estão instalados os equipamentos de captação de água para a cidade. Os poços artesianos abertos nos fundos das casas da periferia também estão secos. Apenas 30% dos habitantes tem água tratada nas residências. Os demais dependem dos poços.
O calor excessivo forçou o aumento do consumo de água encanada nas casas. Os equipamentos trabalham acima da capacidade. Muita gente molha as ruas sem asfalto para eliminar a poeira. A unidade de captação de água bruta da cidade retira 1 milhão de metros cúbicos por dia e a partir de agosto aumentou para 1,5 milhão metros cúbicos/dia. "Todos os dias as máquina queimavam".
A chuva que caiu ontem em Confresa aliviou a fumaça e a poeira imposta aos moradores da cidade, desde o início de agosto. Mas não foi suficiente para encher os poços ou aumentar o nível do Rio Cacau. De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há possibilidades de pancadas de chuva no município. A temperatura deve oscilar entre 22ºC a 37ºC.
(Por Débora Siqueira, Gazeta Digital, 26/09/2007)