O prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, decretou ontem situação de emergência devido à invasão das águas do rio Jacuí, que cobriram 30% do município. O vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Sérgio Munhoz, afirmou que 4 mil casas foram atingidas pela enchente e cerca de 12 mil pessoas, do total de 34 mil habitantes, estão desalojadas. 'O Jacuí subiu de 2 a 3 metros acima do nível normal de madrugada, dependendo do ponto', afirmou Munhoz. Até o final da manhã, cem pessoas já estavam abrigadas no ginásio municipal. Os bairros mais atingidos são Cidade Verde, Vila da Paz, Picada Norte e Picada Sul, Chácara e parte do Centro.
A elevação do Jacuí encobriu mesas e cadeiras da Escola Municipal Cônego Eugênio Mees, no bairro Chácara. A água chegou até a metade da parede. No bairro Picada, próximo à Ilha da Pintada, famílias foram resgatadas de barco por equipes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O mesmo ocorreu com moradores do Chácara e Cidade Verde.
Assustadas, as pessoas estavam carregando o que podiam. Munhoz contou que o monitoramento se iniciou na manhã de terça-feira e que desde então equipes da Defesa Civil e bombeiros orientam moradores a se refugiarem em casa de parentes e amigos. 'Muitos não querem sair com medo dos furtos', disse. À tarde, a CEEE cortou o fornecimento de energia nas áreas mais críticas para evitar choques elétricos. O restabelecimento só deverá ser feito quando o nível das águas baixar.
(
Correio do Povo, 27/09/2007)