O presidente do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), participou, na última terça-feira, de audiência com deputados federais gaúchos. Na pauta da reunião, que contou com a participação do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, a apresentação de demandas do consórcio e o pedido de destinação de recursos federais para obras de saneamento no Vale do Sinos.
Durante a reunião, Vanazzi afirmou que é fundamental o espaço aberto pela bancada para o consórcio, já que a oportunidade torna possível a inclusão de projetos da região entre as emendas ao orçamento apresentadas pelo grupo. O coordenador da bancada gaúcha no congresso, deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB), considerou importante mostrar a mobilização de diferentes segmentos na busca de recursos do orçamento.
Dentre os projetos prioritários para o Pró-Sinos estão aqueles destinados a melhorar as condições dos arroios da região. A idéia é trabalhar aqueles arroios que contribuem com a maior parte da carga poluidora que chega ao Rio dos Sinos. O consórcio também busca recursos para formatar planos de saneamento para os municípios que integram o grupo.
O objetivo agora é estabelecer um plano de ação rápida para que a entidade receba verbas já para 2008. No próximo dia 9 de outubro, as prefeituras integrantes reúnem-se para votar o estatuto do Pró-Sinos. O documento vem sendo tema de reuniões da diretoria do consórcio.
(
Jornal VS, 27/09/2007)