Durante a reunião da Câmara Juvenil de São José do Norte, na última quarta-feira, os vereadores Camila C. Guimarães e José Marcelo de Souza solicitaram à Prefeitura para gestionar junto ao órgão responsável pelo recolhimento de lixo da cidade a implantação de coleta de lixo seletiva ou não, bem como destinação de produtos (embalagens) de origem agrotóxica, na localidade do Primeiro Distrito, assim como em outras localidades do Município.
Na justificativa, os vereadores juvenis salientaram que o objetivo é garantir melhores condições, inclusive de saúde, visto que o acúmulo de lixo prejudica o meio ambiente e todos os que vivem à sua periferia.
Quanto às embalagens de produtos agrotóxicos, os vereadores alegam que, embora a responsabilidade de recolhimento seja dos fabricantes, faz-se necessária maior fiscalização, posto que os recipientes, após a utilização do produto, são deixados ao ar livre pelos campos e junto às margens de rodovias do Município.
A sessão juvenil contou com a presença de sete vereadores, além do vereador Claiton Irevi Coelho (PP) que prestigiou a sessão, que foi presidida pelo vereador juvenil Júlio César Gautério. Durante a reunião, foram discutidos e aprovados vários requerimentos que, agora, serão enviados pela Mesa Diretiva da Câmara à Prefeitura e demais setores responsáveis para o estudo dos pedidos com vistas ao encontro de soluções.
(
Jornal Agora, 27/09/2007)