A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (26/09) substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) a projeto do deputado Sandes Júnior (PP-GO) estendendo a aposentadoria especial concedida às vítimas do acidente nuclear com o Césio 137 a todos os servidores públicos, civis e militares, que também foram vitimados pelos acidente. Além disso, o texto aprovado reajusta para R$ 750,00 o valor da pensão especial concedida às vítimas do acidente. O projeto agora vai a votação do Plenário.
De acordo com o projeto (PLC 27/04), terão direito ao benefício as vítimas com incapacidade parcial ou total para o trabalho; as que tenham sofrido irradiação ou contaminadas em doses superiores a 50 Rads; e os descendentes de pessoas irradiadas ou contaminadas que nasceram com alguma anomalia em decorrência da exposição comprovada dos pais ao Césio 137.
O projeto também estende pensão especial às demais pessoas irradiadas ou contaminadas que estejam sob o controle médico regularpela Fundação Leide das Neves, a partir da sua instituição até o dia 24 de dezembro de 1996, desde que cadastradas nos grupos de acompanhamento médico I e II da referida entidade.
O acidente foi provocado após catadores de sucata e de papelterem aberto a golpes de marreta uma peça de um equipamento hospitalar para radioterapia de 120 quilos abandonada em um terreno em Goiânia, contendo o material radioativo Césio 137.
(Por Cláudio Bernardo, Agência Senado, 26/09/2007)