O governo de Moçambique vai concluir em dezembro um plano de desenvolvimento da indústria de biocombustíveis, afirmou nesta quarta-feira (26/09) o ministro moçambicano da Energia, Salvador Namburete. No início do mês, Moçambique assinou com o Brasil um acordo para o desenvolvimento dos biocombustíveis, que estabelece um plano de ação a ser elaborado em seis meses para promover a cooperação e o intercâmbio técnico.
A Petrobras recentemente enviou a Maputo, capital moçambicana, o seu diretor para a área internacional, Nestor Cervero, que se reuniu com o ministro da Energia, segundo apurou a Agência Lusa junto de fonte ligada ao processo.
"O governo recebeu, no último ano, pedidos de mais de 5 milhões de hectares para projetos de produção de biocombustíveis", afirmou o ministro moçambicano nesta quarta-feira, numa conferência em Durban, África do Sul, de acordo com agência internacionais. Para Namburete, os biocombustíveis podem aliviar o impacto "severo" dos atuais preços recordes do petróleo no mercado internacional. Atualmente, Moçambique importa praticamente todo o combustível que consome.
(Lusa, 26/09/2007)