A Defesa Civil monitora diariamente o nível dos rios e barragens do Estado, prevenindo riscos à população que vive às margens ribeirinhas. Técnicos e coordenadores regionais da Defesa Civil estão visitando as cidades mais afetadas, auxiliados por barcos nas áreas alagadas, para verificar pontos isolados e remover pessoas que possam estar ilhadas ou em áreas perigosas. Os técnicos também estão verificando encostas com riscos de desmoronamento.
No Estado, 58 municípios foram atingidos por vendavais, chuva com granizo e enchente, gerando 3.776 desabrigados. Aratiba, Itatiba do Sul, Cruz Alta, Barra do Rio Azul, Bom Princípio, Pareci Novo, Nova Esperança do Sul, Erval Grande, Espumoso, São Sebastião do Caí, Montenegro, Faxinalzinho, Sinimbú, Liberato Salzano, Boqueirão do Leão, Estrela e Eldorado do Sul são os 17 municípios que já decretaram situação de emergência.
São Sebastião do Caí, Montenegro e Eldorado do Sul são os municípios que tiveram maiores prejuízos. Em São Sebastião do Caí, a enchente atingiu os bairros Quilombo, Navegantes, Vila Rica, Rio Branco e centro, atingindo 280 residências. No município, 1.838 pessoas estão desabrigadas. A elevação do nível do rio Caí também alagou vários bairros de Montenegro, onde 70 pessoas estão desabrigadas e alojadas no Parque Centenário. Cerca de 100 casas foram atingidas pela cheia do rio Jacuí, em Eldorado do Sul. A Defesa Civil retirou moradores dos locais de risco, e os desabrigados foram encaminhados ao ginásio de esportes do bairro Loteamento. Conforme o subchefe da Defesa Civil, tenente-coronel Marco Aurélio Forlin, já foi encaminhado para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, pedido de medicamentos para atender os desabrigados. Também está sendo organizado um banco de dados para a coleta de donativos às populações carentes.
(Ascom Governo do Estado do RS, 26/09/2007)