A Petrobras deverá aprovar nas próximas semanas participação em cinco novos projetos com capacidade de produção de até 1 bilhão de litros de álcool combustível destinados ao mercado externo.
Instalados nos estados de Goiás e Mato Grosso, esses projetos serão desenvolvidos em parceria com a empresa japonesa Mitsui.
A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, ao adiantar que o etanol deverá ser entregue ao mercado japonês a partir de 2010.
O controle dos empreendimentos ficará a cargo da iniciativa privada, cabendo à Petrobras e à Mitsui um percentual dividido que poderá chegar a 30%.
Na avaliação do executivo da Petrobras, as cinco usinas a serem construídas deverão absorver recursos de cerca de US$ 200 milhões.
No ano que vem, segundo Paulo Roberto Costa, a estatal pretende participar de outros 15 projetos semelhantes, todos voltados para a exportação, e que deverão adicionar outros 3 bilhões de litros de etanol destinados ao mercado externo, a partir de 2012.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 26/09/2007)