| Agência de Notícias 13:00 - 26/09/2007
A Comissão Especial para Acompanhar Projetos de Florestamento e Reflorestamento no Estado do Rio Grande do Sul fez sua primeira reunião na manhã desta quarta-feira (26/09). O objetivo da reunião foi estabelecer critérios para o desenvolvimento dos trabalhos da Comissão.
A Comissão será presidida pelo deputado Marco Peixoto (PP) e terá como relator o deputado Nelson Härter (PMDB). A Comissão terá até dia 16 de dezembro para finalizar os trabalhos e o relatório deverá ser apresentado em 24 de fevereiro de 2008, excluído o recesso parlamentar de janeiro.
Para Peixoto, a Comissão irá recolher todos os subsídios e informações necessárias para acelerar e implementar o processo de florestamento no Estado. Isto se dará através de reuniões e audiências públicas em todo o Rio Grande do Sul, especialmente naquelas áreas que demandam o florestamento, para que se possa verificar “in loco” o que está ocorrendo em termos de plantio e industrialização da celulose.
Peixoto adiantou que será necessário um trabalho junto ao Governo Federal para que se defina a nova zona de segurança nacional, fator que trava a aquisição de áreas para florestamento por parte de empresas. “Vamos tratar junto à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para saber o que existe de projetos e quais são os empecilhos para que estas empresas se instalem definitivamente”, frisou. O presidente da Comissão Especial deixou claro que o intuito é colaborar com o desenvolvimento e o crescimento do Estado, num momento em que o Rio Grande do Sul está por receber um aporte de mais de 3,6 bilhões de dólares de empresas que tem interesse no florestamento em nosso Estado.
No encontro, ficou estabelecido que as reuniões na Assembléia serão todas as segundas-feiras às 14h e as audiências públicas no interior do estado ocorrerão às sextas-feiras, ainda sem cronograma definido.
A Comissão pretende realizar também visitas de campo para conhecer todo o processo de florestamento. Uma novidade aventada na reunião foi a realização de audiências públicas em áreas de florestamento.
Participaram da reunião os deputados José Sperotto (DEM), Rossano Gonçalves (PDT) e Miki Breier (PSB), além de representantes da Aracruz Celulose e Stora Enso.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 26/09/2007)