A Comissão Especial da Assembléia Legislativa gaúcha para analisar a questão do lixo no Rio Grande do Sul realiza sua primeira reunião nesta quinta-feira (27/09), às 11h. Presidida pelo deputado Kalil Sehbe (PDT), o órgão técnico tem por finalidade analisar o tema baseado nos enfoques social, econômico, ambiental e da saúde. O encontro definirá o calendário de atividades da comissão que tem até 120 dias para concluir suas ações e apresentar apontamentos, inclusive no âmbito legal. “Com base em estudos eminentemente técnicos, buscaremos atualizar a legislação para permitir avanços com respeito total ao ambiente e ao ser humano”, afirma.
A comissão realizará debates, com técnicos do poder público e entidades envolvidas, sobre a origem e a destinação de todo tipo de resíduos, avaliando os danos em relação às pessoas e à natureza. Além disso, proporá iniciativas de redução da quantidade produzida, bem como aplicações econômicas para os resíduos. Também buscará promover a conscientização da sociedade por meio de atividades culturais e educacionais que despertem mudanças de hábitos e atitudes.
Os técnicos convidados representam as secretarias municipais e estaduais estaduais do Meio Ambiente, da Saúde e da Educação; Ministério Público; universidades; Famurs; AGM; Fepam; Fiergs; empresas de tratamento de lixo; associações de recicladores; educadores e artistas. Integram a comissão os deputados Kelly Moraes (PTB) como vice-presidente; Miki Breier (PSB) como relator; Fabiano Pereira (PT), Ronaldo Zülke (PT), Adolfo Brito (PP), João Fischer (PP), Gerson Burmann (PDT), Gilmar Sossella (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB), Berfran Rosado (PPS) e Paulo Borges (DEM).
(Por Fábio Ramos Berti, Agência de Notícias AL-RS, 26/09/2007)