Ontem foi dia de fazer faxina nas casas inundadas pela enchente do rio Taquari em Lajeado. Algumas famílias já haviam retornado para suas moradias - aquelas que saíram por precaução, ou em cujas casas entrou água. O movimento maior de retorno às residências, entretanto, será durante esta quarta-feira. A Defesa Civil e a prefeitura continuam auxiliando as cerca de 200 famílias desalojadas que foram transferidas para o Parque do Imigrante e para as casas de parentes.
Também ontem foi dia de contabilizar os prejuízos, que em alguns casos significou perda total. Também nas outras cidades da região a terça-feira foi dia de limpeza e de verificar os estragos causados pela cheia. As águas do rio baixavam de forma lenta - cerca de 35 centímetros por hora. Na leitura do nível das águas, realizada no porto em Estrela, ontem às 19h, o rio Taquari estava com 20,40 metros, o que ainda representava 7,40 metros acima do nível normal. Na cidade de Lajeado, o trânsito recuperou o ritmo normal no decorrer do dia. No final da tarde, apenas a avenida Décio Martins Costa restava inundada.
Nas outras ruas alagadas, foi dia de varrer o lixo e recolher os entulhos deixados pela água. A prefeitura fez a lavagem de algumas vias, especialmente as asfaltadas, onde a lama ficou acumulada. A Defesa Civil alerta os moradores para o risco de contraírem doenças em conseqüência da cheia. Por isso, apela para que a limpeza das casas invadidas pela água seja realizada com muito cuidado.
(
Correio do Povo, 26/09/2007)