Rio Grande - Dentro do Projeto Água Viva, desenvolvido a partir de convênio entre a WTorre, empresa responsável pela construção do dique seco, e o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), foi realizado ontem mais um encontro do curso de formação com os professores das escolas Ramiz Galvão e Maria da Graça Reyes. As atividades, realizadas das 8h30min às 11h30min, no Campus Cidade da Furg, foram ministradas pelo professor Robert Betito, que apresentou pequenos vídeos para incentivar as discussões sobre o tema água, e pelo mestre em Educação Ambiental Rodrigo Moreira da Silva, do Nema.
Este foi o quarto encontro desde agosto. Trata-se de um curso de 40 horas, que acontecerá até o fim de novembro, envolvendo nove professores das duas escolas, realizado em uma parceria entre o Nema e o Núcleo de Estudos Canadenses (NEC/Furg). Conforme a coordenadora do projeto, mestre em Educação Ambiental Ana Carolina Moura, do Nema, o curso pretende sensibilizar, incentivar e mobilizar os educadores para o desenvolvimento de atividades em sala de aula, que discutam o tema água, envolvendo diversas áreas do conhecimento e utilizando diferentes meios para elaboração de trabalhos.
"Os educadores são orientados a realizar as atividades em consonância com a Educação Ambiental, correlacionando as propostas apresentadas com a vivência dos estudantes e buscando a participação dos mesmos através de discussões e trabalhos práticos", explicou Ana Carolina.
EstudantesHoje e amanhã, o projeto vai promover atividades com 150 estudantes das escolas Ramiz Galvão e EMEI Maria da Graça Reyes. Anteriormente, já foi trabalhado com os alunos o tema Água dá a vida, abordando a questão da água no planeta; repassando conhecimentos sobre o seu ciclo, os diversos corpos d'água, suas diferenças de cor e qualidade, e informações sobre a quantidade e distribuição de água no planeta e sua influência no clima como subtemas. Desta vez, o tema será Vida da Água e objetiva trabalhar a questão da água nos três ecossistemas aquáticos do Município: o oceano, o estuário e a lagoa.
Também serão discutidos subtemas como as características físicas da água – cor, salinidade, qualidade e utilização; biodiversidade; relações sociais e econômicas com o respectivo corpo d’água e aspectos culturais de cada um deles, como religião, mitos e lendas. Estes subtemas serão trabalhados através de palestras com imagens; atividades de arte com elaboração de mapa temático e atividades psicofísicas. As atividades psicofísicas integram corpo e mente e, para este tema, trazem movimentos que representam a diversidade de animais da região do Rio Grande. Nesta quarta-feira, a atividade com os alunos acontecerá na EMEI Maria da Graça Reyes, das 10h às 11h30min e das 13h30min às 15h30min. Amanhã, será na escola Ramiz Galvão, a partir das 8h.
(Por Carmem Ziebell,
Jornal Agora, 26/09/2007)