Estrela - A prefeitura realizou ontem a 22ª edição do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania na Escola Estadual de Ensino Básico Vidal de Negreiros, reunindo mais de 50 alunos. O tema foi "Reciclagem: o caminho para o futuro", com palestra do estudante de Técnica em Meio Ambiente, Ânderson Teles. Ele destacou que a quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de cinco quilos e que somente no Brasil produzem-se 240 mil toneladas de lixo por dia. Segundo o palestrante, o excesso se deve ao aumento do poder aquisitivo, em vista do perfil de consumo de uma população. Apresentou os diversos tipos de resíduos, como o doméstico (alimentos), industrial (carvão mineral, lixo químico e fumaças), agrícola (esterco e fertilizantes), hospitalar (que deve ir para os incineradores), materiais radioativos (indústria medicina) e tecnológico (TV e rádios).
De forma paralela houve 4ª Mostra de Trabalhos com materiais recicláveis feitos por alunos, através do Programa Brasil Joga Limpo. Na abertura do evento foi apresentada a logomarca escolhida através de concurso na 3ª Mostra, realizada ano passado. Eduardo Henz (16), estudante da 8ª série da Escola Municipal Leo Joas, do Bairro das Indústrias, mostrou aos presentes o banner com o desenho de sua autoria, e que será utilizado a partir de agora em todas edições.
A diretora da Escola Vidal de Negreiros, Marlei Steffens Heierman, falou da satisfação do educandário em sediar a atividade. "Através desses fóruns pode-se mostrar aos alunos que são de suma importância a preservação do meio ambiente e a reciclagem de materiais, para se ter um futuro melhor."
(
O Informativo do Vale, 26/09/2007)