A água tratada que a população da Capital consome agora está certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu nesta terça o Certificado ISO 9001, que a ABNT conferiu ao processo de Tratamento da Água, envolvendo as etapas de captação, pré-tratamento, floculação, decantação, filtração, fluoretação, alcalinização e desinfecção.
A conformidade aos padrões de qualidade exigidos foi confirmada por dois auditores da ABNT, após visitas às estações de tratamento de água (ETAs) Moinhos de Vento, José Loureiro da Silva (Menino Deus), São João, Tristeza, Belém Novo, Francisco Lemos Pinto (Ilha da Pintada), e Lomba do Sabão (Agronomia). Os dois técnicos também aprovaram os padrões praticados no Depósito de Suprimentos, localizado no Bairro Higienópolis, e na Divisão de Manutenção do Dmae, no Bairro Santana.
O Certificado tem validade até setembro de 2010. O Dmae já está revisando seus processos de Armazenamento e Distribuição de Água Potável e de Expansão de Redes de Distribuição de Água Potável, com o objetivo de certificá-los com a ISO 9001 no próximo ano.
(
Zero Hora.com 25/09/2007)