O diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente (FMMA) de Gravataí, Paulo Müller, ministrou uma palestra na tarde desta segunda-feira (24/09), no município de Alvorada. Sua participação integrou a programação de abertura da Semana de Atenção ao Rio Gravataí naquela cidade. O encontro ocorreu no Auditório da Câmara de Vereadores.
Falando a mais de cem alunos de duas escolas estaduais, Paulo Müller abordou a recente preocupação ecológica com o planeta Terra como uma questão debatida por ambientalistas há muito mais tempo. “Nos chamavam de loucos, mas a partir da década de 60, já notávamos o aumento na produção de lixo doméstico”, informou. Segundo ele, a separação do lixo é um dos movimentos que podem amenizar a situação.
Barragem
O titular da FMMA destacou a importância dos banhados do manancial pela capacidade de retenção e filtragem de água. “Ainda assim, alguns trechos do rio indicam queda de até três metros na medição durante o verão, por não haver uma barragem que regule a sua vazão”, revelou Müller.
“Ligue-se no Gravataí”
A palestra contou ainda com a exibição do vídeo “Ligue-se no Gravataí”, em que são mostrados dados estatísticos e históricos da bacia, além de passar por pontos característicos do meio ambiente gravataiense, como a Serra Geral e o Banhado Grande, e mostrar depoimentos de ecologistas e demais conhecedores do tema na região. Ao final da palestra, Paulo Müller abriu o espaço para questões formuladas pelos alunos.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 24/09/2007)