As medidas de preservação ambiental nas obras da represa de Três Gargantas já obtiveram os primeiros êxitos, afirmou ontem (25/09) em Wuhan o diretor do Gabinete do Comitê para a Construção do Projeto de Três Gargantas sob o Conselho de Estado da China, Wang Xiaofeng.
Dados levantados por recentes monitoramentos revelam que, de modo geral, o ambiente na área das obras e das residências para a população transferida se mantém satisfatório, a qualidade hídrica da represa das Três Gargantas se mostra estável e as espécies animais e vegetais estão sendo protegidas de maneira apropriada.
A China já destinou 12 bilhões de yuans para a prevenção e controle das calamidades naturais na represa de Três Gargantas, que registraram uma diminuição significativa desde o início das obras há mais de uma década. Wang destacou que a segurança ecológica da represa é estreitamente relacionada ao sucesso do projeto e as prioridades dos trabalhos futuros na proteção ambiental incluem a prevenção e o controle da poluição da água.
(CRI, 26/09/2007)