Os interessados em parar de poluir o meio-ambiente jogando óleo de fritura na pia, podem juntar um mínimo de três garrafas pet com o óleo usado e ligar para a 'Disque óleo vegetal usado', no telefone (21) 2260-3326. Além da coleta ser gratuita em todo o Estado, quando a doação ultrapassa 50 litros, cada litro é convertido em R$ 0,30, trocados por produtos de limpeza, como sabão, desinfetante, pano de chão e vassoura. Todo o óleo recolhido pela empresa é encaminhado para o depósito, onde é tratado (passa na peneira, decantação, é aquecido para retirar toda a água e filtrado). Após o tratamento, 70% é vendido para fábricas de sabão e os outros 30% são vendidos para empresas que produzem o biodiesel.
O nome da empresa não é dos mais comuns, um 'marketeiro' poderia condenar um empreendimento com um nome tão grande, mas a 'Disque óleo vegetal usado' é um show de empreendedorismo. Além de facilitar a reutilização do óleo de cozinha, que tem um potencial de poluição grandioso (um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, que é o equivalente ao consumo de uma pessoa pelo período de 14 anos), a empresa, que atualmente recolhe entre 80 e 90 mil litros de óleo por mês, desenvolve o projeto 'Missões da Bola', que atende aproximadamente 80 crianças de 5 a 14 anos, oferecendo reforço escolar e atividades físicas três vezes por semana.
Luiza Rodrigues, de 39 anos, é sócia de um bar e restaurante que fica próximo ao depósito da 'Disque óleo vegetal usado', no Trevo da Missões, em Duque de Caxias. Seu empreendimento, que aos quatro meses de funcionamento ainda não tem nome, também esbanja responsabilidade sócio-ambiental.
– Eu separo uma média de 30 litros de óleo por mês e nesses quatro meses, nunca precisei comprar cloro ou desinfetante, que é o material que eu mais utilizo na limpeza. O melhor de tudo isso é não entupir a pia. Óleo na pia é um horror - afirma Luiza, que acabou sendo eleita pelos funcionários que trabalham na coleta para servir o almoço diário.
Em Itaipava, na Região Serrana do Estado, o Shopping Estação Itaipava também utiliza os serviços da 'Disque óleo vegetal usado' e o material de limpeza arrecadado também é utilizado pelos bares e restaurantes que participam do projeto.
A idéia de coletar óleo surgiu há mais de dois anos, quando o empresário Lucinaldo Francisco, de 34 anos, resolveu investir em um novo negócio. Foi batendo papo com amigos que surgiu a idéia da 'Disque óleo vegetal usado', uma micro-empresa, geradora de renda para aproximadamente 40 'representantes de coleta', que faturam em média R$ 300 por semana.
– Não adianta preservar o meio ambiente e não preservar as pessoas. Nosso projeto é de preservação ambiental e geração de renda – afirma Lucinaldo, que pretende formar parcerias com escolas, mercados e postos de gasolina para aumentar a coleta, minimizar os danos ao meio-ambiente e gerar renda em outras comunidades.
Hoje, ao todo, existem cinco empresas no Estado do Rio que se dedicam à coleta e tratamento do óleo para reciclagem. Juntas, elas coletam cerca de 500 mil litros de óleo vegetal usados todo mês.
(Por Bruno Machado,
Agência JB, 25/09/2007)