A Transpetro, subsidiária da Petrobras, realizou nesta terça-feira (25/09), e dará prosseguimento nesta quartya (26/09), no seu Terminal Aquaviário, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, a um exercício simulado de emergência. De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobras, será o maior exercício de emergência das quase quatro décadas do terminal.
Cerca de 50 embarcações, 300 participantes e dezenas de veículos serão envolvidos na atividade. Será simulada uma falha na estrutura que faz o carregamento e descarregamento de combustíveis de navios, que teria como conseqüências vazamento de petróleo no mar, incêndio no convés de um petroleiro e na plataforma.
Haverá “vítimas” maquiadas e será usada turfa, um material de origem vegetal parcialmente decomposto, que será jogada na água para simular o vazamento e o recolhimento de óleo. Além da força de trabalho do terminal, de unidades da Transpetro e da Petrobras, o exercício envolverá Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte.
(Agência Brasil, 25/09/2007)