A Coordenação de Defesa Civil (Codec) está em alerta devido à elevação do nível do Lago Guaíba, que na manhã desta terça-feira (25/09) estava em 2,02m na régua do Parque da Harmonia e atingiu, ao meio-dia, 2,08m. Dados recém-apurados pela MetSul Meteorologia reforçam a tendência de um aumento ainda maior no nível do Guaíba nas próximas horas.
Os agentes do Grupo de Primeira Abordagem (GPA) da Defesa Civil estão nas ilhas monitorando e orientando os moradores. Várias pessoas estão ilhadas, porém a maioria insiste em não sair de suas casas por medo de saques.
A Defesa Civil está fazendo monitoramento nas áreas mais críticas, e já tem um planejamento emergencial com local de abrigagem. Todas os órgãos da prefeitura estão sendo mobilizados para prestar atendimento aos moradores afetados.
Previsão
A expectativa de que a baixa no nível do Guaíba observada ontem, 24, seria transitória e refletia apenas o fim das chuvas na região da Capital confirmou-se na manhã de hoje, 25, com forte elevação do nível do Guaíba, devido à chegada das águas dos afluentes.
O nível do Guaíba neste momento está na casa acima dos 2m e deve continuar se elevando até amanhã. A previsão não descarta que o nível do Guaíba possa atingir valores entre 2,30m e 2,50m. Em decorrência do crescimento do Jacuí, pode até atingir condição mais crítica, acima de 2,5m, com graves repercussões nas ilhas e no represamento do Gravataí e arroios que desembocam no Guaíba.
Confira os boletins da MetSul na íntegra pelo site http://www.metsul.com
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 25/09/2007)