O túnel verde da Rua Marquês do Pombal, entre a Travessa Carmem e a Rua Coronel Bordini, foi tombado como patrimônio cultural, histórico e ecológico de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (25/09), dentro das comemorações da 17ª Semana da Primavera. A assinatura do decreto de tombamento foi realizada na própria rua, pelo prefeito José Fogaça e pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, e contou com a presença de moradores dos bairros da Zona Norte.
Pelo decreto, fica estabelecida a manutenção das características locais, como a preservação das dezenas de árvores tipuanas e do calçamento. A partir de agora, qualquer intervenção na rua terá de obedecer ao decreto municipal. De acordo com Fogaça, o novo instrumento de preservação ambiental é uma atitude inovadora. "Nunca na história de Porto Alegre e do Estado, foi aplicada uma lei como esta. É um legado que deixamos para as futuras gerações", disse. Na oportunidade, o prefeito agradeceu aos comerciantes da Avenida Cristóvão Colombo pelo entendimento da necessidade do desvio das obras do Conduto Forçado Álvaro Chaves, que inicialmente aconteceria pela Marquês do Pombal, ter sido transferido para garantir a preservação ambiental da rua.
O secretário municipal do Meio Ambiente (Smam), Beto Moesch, observou que a criação da área de proteção vai garantir a perpetuação do túnel verde, assim como aconteceu com outras duas áreas verdes da cidade. Em 2006, a Rua Gonçalo de Carvalho foi tombada e, em junho deste ano, foi a vez do túnel verde da Rua João Mendes Ouriques, em Ipanema. O secretário falou ainda sobre a preservação de áreas particulares, com a aplicação de mais de 20 hectares de IPTU ecológico. Moesch destacou a mobilização da comunidade dos bairros Moinhos de Vento e Floresta, que contou com o apoio dos moradores dos bairros Chácara das Pedras e Petrópolis.
A cerimônia contou com a participação do diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Ernesto Teixeira, do representante dos moradores da Rua Marquês do Pombal, Paulo Vencato, e do o presidente da Associação de Moradores do Bairro Moinhos de Vento, Raul Agostini.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 25/09/2007)