Um dos ex-negociadores do Protocolo de Kyoto, o atual subsecretário-geral do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, Kiyo Akasaka, disse que 2007 é um ano crítico para o debate sobre o aquecimento global. Segundo ele, os tratados levam tempo para ser finalizados, e por isso, o cronograma das discussões é um fator crucial. A declaração foi feita durante uma entrevista à Rádio ONU antes da cúpula. Akasaka disse que se uma nova rodada de negociações começar em 2007, ela levará cerca de dois anos para ser finalizada.
O ex-negociador de Kyoto explica que para ser ratificada e entrar em vigor, a rodada precisaria de mais dois ou três anos. Kiyo Akasaka lembra que o Protocolo de Kyoto é o único acordo internacional sobre o tema. E o primeiro período de compromissso do tratado terminará em 2012. Akasaka disse que a comunidade internacional precisa fazer mais do que tem feito nos últimos 10 anos.
Segundo Akasaka, na última década, o nível dos esforços da comunidade internacional foi decepcionante. Ele disse que os níveis de emissão de dióxido de carbono, em muitos países, têm aumentado em vez de diminuir. O Protocolo de Kyoto foi finalizado em 1997 e entrou em vigor em fevereiro de 2005.
(Envolverde/Rádio ONU, 25/09/2007)