A EDP inaugurou segunda-feira (24/09) o parque eólico de Pairie Star, nos Estados Unidos, o primeiro desde que a adquiriu a empresa Horizon Wind Energy, num investimento de 129 milhões de euros, anunciou a Energias de Portugal. Em comunicado, a energética refere que, "através da sua empresa de energia eólica para o mercado norte-americano, Horizon Wind Energy, inaugurou ontem [segunda-feira] o parque eólico de Prairie Star, no Estado do Minnesota, com uma potência instalada de 100,65 MW e que representou um investimento de 182 milhões de dólares (129 milhões de euros)".
Este empreendimento, "o primeiro a ser inaugurado desde que o grupo EDP adquiriu a Horizon em Julho deste ano, "abrange os municípios de Clayton, Bennington, Marshall e Grand Meadow e, quando estiver totalmente operacional, em Dezembro de 2007, irá gerar 362.000 MW/h de energia limpa, o suficiente para abastecer cerca de 36 mil casas da região e evitando a emissão anual de 290 mil toneladas de C02", refere a EDP.
A nota acrescenta que a electricidade produzida será adquirida pela Great River Energy of Elk River, segundo maior fornecedor de electricidade no estado do Minnesota. Quando o parque de Pairie Star estiver totalmente operacional, acrescenta a EDP, a Horizon Wind Energy "passará a deter um total de 821 MW de capacidade líquida instalada em todo o mercado dos EUA, bem como mais de 500 MW em construção". A Horizon Wind Energy é detida em 100 por cento pela energética portuguesa. As acções da EDP encerraram hoje na Euronext Lisboa a cair 0,75 por cento, para 3,99 euros.
(Lusa, 25/09/2007)