O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, lançou oficialmente na última sexta-feira (21/09) – Dia da Árvore - , o “Mutirão Verde”, a primeira grande ação do Governo do Estado de São Paulo com a finalidade de concentrar esforços de toda a população em prol do verde. Sob uma fina garoa, o evento de lançamento do Mutirão, no Parque Villa-Lobos, na capital, contou com a presença de diversas autoridades, ambientalistas e muitas crianças, cerca de 350 estudantes. Num ato simbólico, o secretário plantou uma muda de Cassias leptophyllas (falso-barbatimão).
Em todo o estado, ocorreram ações diversas organizadas por cerca de 500 escolas, mais de 200 prefeituras, quase uma centena de ONGs e cerca de 100 atividades da Polícia Ambiental, que se somaram às mais de 200 ações realizadas pelas próprias unidades ligadas à Secretaria do Meio Ambiente (SMA), como as agências da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e as unidades de conservação administradas pela Fundação Florestal e Instituto Florestal, e outras secretarias estaduais, instituições e empresas públicas e privadas. As atividades incluíram desde plantios de mudas de árvores até palestras, exposições, peças de teatro e passeatas. O Mutirão Verde foi organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, contando com uma forte parceria da Secretaria da Educação, através das escolas estaduais.
O evento no Parque Villa-Lobos contou com as presenças, entre outros, de Maria Antonia e Roberto Civita, respectivamente presidente da ONG Verde Escola e presidente do Grupo Abril; Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica; Mônica Borba, coordenadora geral do Centro de Educação Ambiental – 5 elementos; Marlene Gardel, da Secretaria de Educação; Maria de Lourdes Rocha Freire, coordenadora de Educação Ambiental da SMA; Flávio Scavasin, diretor do Parque Villa-Lobos; e Edson Tomaz de Lima Filho, diretor de Gestão Corporativa da CETESB. Os estudantes, que participaram das atividades realizadas no Parque, abrangendo tendas temáticas, peças teatrais, coletas de pilhas e distribuição de folhetos e camisetas e bandanas verdes (contendo o slogan “Vista Verde!), foram 300 alunos da Escola Estadual Reinaldo Ribeiro da Silva e 50 alunos da Escola Estadual Dilermando Dias dos Santos.
Graziano ressaltou que o Mutirão Verde é “muito mais que plantar árvores, o que queremos é uma mudança de atitude, em favor da natureza, despertar as pessoas para a preservação ambiental. Por isso, cobre do seu prefeito, do vereador, maior arborização para o seu município”. O secretário estimulou as pessoas em geral a não só plantar árvores, mas também adotá-las, protegê-las e denunciar o desmatamento. Como exemplo negativo, ele citou o fato de pessoas que se utilizam de vasos de plantas como cinzeiros, depositando bitucas de cigarro.
O Mutirão Verde foi o primeiro dos “Mutirões Ambientais”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo. Por meio da Secretaria do Meio Ambiente, desde o início do mês, o Governo convidou e estimulou pessoas, comunidades, empresas, entidades civis, militares e públicas, escolas, prefeituras, órgãos do Estado e imprensa em geral a, de forma ampla e irrestrita, realizarem nesse dia 21 de setembro atividades diversas em defesa das árvores, dos parques, das florestas, das matas, enfim da qualidade de vida. O site do Mutirão Verde cadastrou até a manhã de hoje mais de 1.100 atividades ou eventos programados, que podem ser conferidos no endereço www.ambiente.sp.gov.br/mutiraoverde.
Desmatamento Zero
Durante o evento, Graziano anunciou também a assinatura da resolução do Projeto Desmatamento Zero, determinando, no prazo de 180 dias, a revisão dos critérios técnicos e a definição de novos parâmetros para a concessão de autorizações para supressão de vegetação nativa, para cada bioma.
A resolução deverá ser publicada amanhã, 22/09, no Diário Oficial do Estado. “É a primeira vez que é decretada uma moratória contra o desmatamento no país”, afirmou o secretário.
(Por Rosely Martin, Ascom Cetesb, 21/09/2007)