As fortes chuvas ocorridas de quinta-feira passada a domingo no Estado causaram sérios prejuízos a mais de 30 municípios. Pelo menos seis decretaram situação de emergência pelas condições em que ficaram devido às cheias de rios: Bom Princípio, Cruz Alta, Aratiba, Itatiba do Sul, Barra do Rio Azul e Erval Grande. Outros devem seguir o mesmo caminho: São Sebastião do Caí, Lajeado, Estrela e Jaguari. Os dados foram levantados pela Defesa Civil, que registrou também 5,6 mil pessoas desabrigadas.
Pelo menos 13 rodovias gaúchas tiveram o trânsito interrompido, total ou parcialmente, devido à queda de barreiras. Uma das situações mais graves é a da RS 235, que liga Nova Petrópolis a Gramado, onde houve, no domingo, deslizamento, arrastando metade da pista e formando uma cratera de 5 metros de profundidade.
Mesmo com a volta do sol e o fim das chuvas, os rios começaram a ter ontem seus níveis elevados. O Vale do Caí apresenta uma das situações mais complicadas. Pareci Novo ficou isolada e moradores de Montenegro levantaram barreiras para impedir o avanço das águas.
O nível do Guaíba baixou durante o dia de ontem, conforme medição da Defesa Civil. Entretanto, a MetSul Meteorologia informou que o risco de cheia no Guaíba, atingindo principalmente as ilhas, não está afastado. Conforme a MetSul, a redução do Guaíba ocorreu porque a chuva parou na Capital. Porém, o lago tende a encher por abrigar volumes de água dos rios Gravataí, dos Sinos, Jacuí e Caí, este chegando a registrar 14 metros acima do nível normal. Os ventos, intensos no extremo-sul e no Leste do RS, também favorecem que a situação se mantenha.
(Correio do Povo, 25/09/2007)