"Com esta subestação, não será ampliada somente a capacidade de gerar mais energia elétrica, eliminando os cortes de luz que costumam preocupar veranistas e moradores do Litoral Norte mas também será aumentada a capacidade da região para absorver novos empreendimentos comerciais e industriais, o que trará mais desenvolvimento e empregos", disse o deputado Adão Villaverde (PT) depois de participar, na manhã de seunda-feira (24/09), da inauguração da Subestação Atlântida 2, que a Eletrosul construiu no município de Xangri-Lá.
A Subestação conta com três transformadores, que somam uma potência de 249MVA, capaz de suprir todo o Litoral Norte gaúcho, o que equivale a uma população de 250 mil pessoas. Localizada no quilômetro 29 da Rodovia RS-389 (Estrada do Mar), nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Estadual, esta Subestação faz parte de um sistema integrado de transmissão de energia elétrica que inclui ainda a construção de mais uma subestação em Gravataí e de duas linhas de transmissão, além da ampliação da Subestação Osório 2.
A construção representou investimentos de R$ 37,4 milhões. O investimento previsto no conjunto de obras é de R$ 116 milhões. Os empreendimentos deverão gerar juntos, cerca de 1.700 empregos, entre diretos e indiretos.
"No início deste ano, em função de uma obra provisória da Eletrosul, já tivemos o primeiro veraneio em que os gaúchos não sofreram nenhum transtorno referente aos cortes como tradicionalmente ocorria nos verões anteriores", disse o parlamentar, observando que antes do último Natal foi instalada uma linha provisória de 69 kV que já resolveu o problema do abastecimento durante o verão - o que evitou a ocorrência de cortes de carga durante o reveillon.
À tarde, também foi realizada visita às obras da Subestação Gravataí em que o prefeito Sérgio Stasinski recepcionou a comitiva integrada pelo secretário nacional de Energia Elétrica,do Ministério de Minas e Energia, Ronaldo Schuck e pelo presidente interino da Eletrosul, Ronaldo Custódio.
(Por André Pereira, Agência de Notícias AL-RS, 24/09/2007)