Os 40 ganhadores do 14º Prêmio Fritz Müller, principal premiação na área ambiental do Estado, promovida pela Fatma, receberam, ontem (24/09), seus troféus. A entrega foi em cerimônia na Capital e marcou a comemoração dos 25 anos da promoção.
O prêmio incentiva e reconhece ações desenvolvidas por entidades públicas e privadas que preservam o ambiente. Além de destacar iniciativas atuais, neste ano foi prestada homenagem às empresas que figuraram mais vezes entre as vencedoras desde 1982, quando ocorreu a primeira edição: Perdigão, Rigesa, Eliane, Embraco, Malwee, Bunge e Tractebel fazem parte desse grupo.
Entre os destaques desta edição estão ações sustentáveis executadas pela indústria de Santa Catarina na preservação do ambiente. As iniciativas premiadas ontem estão relatadas no Anuário SC Sustentável 2007, que será distribuído pela Fatma a empresas, instituições, ONGs e outras entidades catarinenses envolvidas com a temática ambiental.
O nome do prêmio é uma homenagem ao naturalista alemão Fritz Müller, que viveu em Blumenau até o século 19 e foi pioneiro na defesa dos recursos naturais em Santa Catarina.
Os premiados Gestão ambiental - BRDE, Deinfra, Döhler, Hering, Irani, Karsten, Malwee, Master, Perdigão e Tupy
Educação ambiental - Alcaplas, Arcelo, Mittal, Vega, Baesa, Embraco, Klabin, ONG Instituto Rã-bugio e prefeitura de São José
Áreas de preservação - Bunge Cebrace e Enercan Queiroz Galvão
Energia - PCH Flor do Sertão, PCH Santa Laura e Rigesa
Água - Braskarne, Coteminas, Porto de Itajaí, Portonave e Samae de São Bento do Sul
Resíduos urbanos - Blumeterra, ESA, prefeitura de Caçador e Tucano
Turismo e agricultura sustentáveis - Agreco e Vila Francione
Reflorestamento - Grupo Frameport Recuperação de áreas degradadas - Procurador da República Darlan Airton Dias e Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina
Instituto de pesquisa - Universidade Regional de Blumenau (Furb)
Personalidade ambiental - Udo Döhler
(
Diário Catarinense, 25/09/2007)