Grupo invadiu fazenda que seguia leis ambientais para explorar floresta. Segundo investigação, eram transportados 50 carregamentos de toras por dia.
A polícia do Pará faz uma operação para retirar grupos que fazem a extração ilegal de madeira. Um deles invadiu uma fazenda em Breu Branco, que segue as leis ambientais para explorar a floresta. No fim da semana, os policiais foram até o local.
Cinqüenta invasores atuavam na extração ilegal de madeira na fazenda. De acordo com a investigação, eram transportados por dia pelo menos 50 carregamentos de toras.
A propriedade tem plano de manejo autorizando pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Antes da invasão, explorava a floresta com o menor impacto possível para o meio ambiente e vinha fazendo o reflorestamento da área.
A empresa que é dona da fazenda calculou os prejuízos em R$ 9 milhões e informou que a área já foi invadida dez vezes por grupos armados financiados por madeireiros. Três deles foram indiciados durante a operação por crime ambiental e um homem foi preso por porte ilegal de arma. Foram apreendidos caminhões, máquinas e motosserras.
Na saída da fazenda, os policiais encontraram a estrada bloqueada e tiveram que sacar as armas para conter os invasores. A pista logo foi liberada.
(
G1, 24/09/2007)