O chefe de Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, disse nesta segunda-feira a 25 chefes de Estado e de Governo reunidos na ONU que o crescimento econômico pode ser haromizado com a redução de emissões poluentes, apresentando como exemplo o seu país. Segundo fontes do Executivo espanhol, o crescimento sem poluição foi um dos principais temas abordados por Zapatero esta noite. Ele participou de um jantar que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ofereceu na conclusão da Reunião de Alto Nível sobre Mudança Climática, nas Nações Unidas.
Zapatero destacou o caso da Espanha, o país que mais cresce na OCDE e que no ano passado pela primera vez reduziu o crescimento de suas emissões poluentes. O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, quem se dirigiu a Zapatero em espanhol e inglês. "Hola, como está? Good to see you again" ("Olá, como vai? É bom ver você de novo"), disse o governante americano.
O espanhol também defendeu que na próxima cúpula sobre a mudança climática, em Bali, seja fechado um calendário até 2009, com objetivos concretos para combater as causas da mudança climática, estabelecer as fontes de financiamento e generalizar as novas tecnologias. Ban Ki-moon insistiu na necessidade de a ONU comandar a luta contra a mudança climática.
(EFE, 25/09/2007)