Os Estados Unidos realizarão no mês que vem o maior exercício feito até o momento contra um ataque radioativo, com a participação dos Governos de Austrália, Canadá e do Reino Unido, informou hoje o Departamento de Segurança Nacional (DHS). "É um teste em grande escala, para medir a resposta da comunidade internacional a ataques com artefatos de dispersão radioativa", afirmou o DHS em comunicado.
O exercício faz parte do quarto de uma série denominada "Top Officials 4" (Topoff 4), ordenada pelo Congresso dos Estados Unidos para melhorar a capacidade de resposta a emergências e aprofundar a cooperação internacional contra o terrorismo. O teste, descrito pelo DHS como o de maior alcance já realizado até o momento, será realizado entre os dias 15 e19 de outubro, nos estados do Arizona, Oregon e no território americano de Guam.
O secretário de Segurança Nacional americano, Michael Chertoff, lembrou no comunicado que relatórios recentes de inteligência dos EUA assinalam que esse país está "em um período de risco aumentado". "Exercícios como o Topoff ajudam a medir a capacidade de resposta a possíveis atentados, fortalecem os preparativos nacionais e aprofundam a coordenação internacional", argumentou Chertoff.
No exercício participarão mais de quinze mil representantes de todos os níveis do Governo dos EUA e de seus aliados internacionais, assim como do setor privado. O teste será centrado em cinco áreas: prevenção, troca informações de inteligência sobre incidentes terroristas, manejo de emergências com armas de destruição em massa, campanha midiática e avaliação para identificar debilidades, disse o DHS.
(EFE, 24/09/2007)